Redes Sociais

Benefícios do asfalto borracha

  1. 08 nov
  2. 2011

132ªSO - Divisão Técnica de Taquigrafia – 08/11/2011

O SR. REINALDO ALGUZ – PV - SEM REVISÃO DO ORADOR – Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, gostaria de ponderar uma das preocupações do Deputado Feliciano Filho, nosso companheiro de bancada. Ele tem defendido a tese que o Deputado Gondim trouxe, da necessidade da castração dos animais. O Deputado Feliciano Filho trabalha imensamente com essa bandeira, em todo o Estado.

Gostaria também de falar do Projeto de lei nº 315/2009, de minha autoria, no qual colocamos uma necessidade no nosso Estado. Na conservação das nossas estradas, sempre que possível, será utilizado asfalto enriquecido com borracha pulverizada, proveniente da reciclagem de pneus inservíveis.

No Parágrafo Único: “Quando as condições técnicas permitirem a utilização alternativa do material de que trata esse artigo, a proporção de pó de borracha em relação ao total do material empregado será de, pelo menos, 20 por cento.”

Muito se discute, também por questão de saúde, a quantidade de pneus que existe e a solução técnica para resolver o problema. Na última terça-feira, houve uma entrevista na Rádio CBN com o pesquisador Rubens Vieira, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Ouviremos uma parte dessa entrevista, para que possamos comentar a respeito.

 

* * *

 

- É feita a reprodução de entrevista.

 

* * *

 

Como ouvimos nessa entrevista, Rubens Vieira, do IPT, deixa muito claro que não só a questão ambiental será amenizada, como também a econômica, pelo período de durabilidade do asfalto enriquecido com pneu, e também à saúde, uma vez que essas carcaças de pneus têm colaborado para que o Estado gaste menos no combate a tantas doenças e epidemias.

Com toda essa junção de fatores, isso se torna altamente rentável. Eu, com toda convicção, venho pedir aos deputados desta Casa que aprovem hoje este projeto de lei na Assembleia Legislativa. Muito obrigado.